GDS Equipamentos de Proteção: acesse a página inicial de nosso site

seu orçamento seu orçamento0 produto(s) adicionado(s).cadastrar-se acessar conta
Produtos

Os tipos de poeiras e seus respectivos riscos

Cadastrada em: 24 de Janeiro de 2018
Os tipos de poeiras e seus respectivos riscos

Nem sempre o perigo está em grandes ferramentas ou no que podemos enxergar. Às vezes, ele se encontra em pequenas partículas que são liberadas sem que a gente perceba. Sim, estamos falando sobre poeira e seus perigos que, apesar de serem causados por algo tão minúsculo, são bastante perigosos.

Poeira é, basicamente, uma partícula sólida produzida por um rompimento mecânico de sólidos, por meio de processos de moagem, atrito, impacto, etc. Elas são categorizadas da seguinte forma: minerais, alcalinas, vegetais e metálicas. Para você identificar melhor qual é qual e quais são seus respectivos riscos para o trabalhador, nós explicamos um pouco sobre cada uma. Confira.

Poeira mineral:

São poeiras produzidas, principalmente, em ações de perfurações, extração mineral, explosões, britagem de pedras, etc. Esse tipo de poeira causa 8% dos acidentes fatais no trabalho. Ainda que os minerais tenham suas composições diferentes, no geral, todos eles geram a poeira sílica, que é bastante nociva à saúde, podendo provocar até câncer. Para se proteger desse tipo de poeira, é imprescindível usar equipamentos de proteção respiratória completa.

Poeira alcalina:

É originária, principalmente, do calcário e é responsável por doenças pulmonares crônicas, como enfisema pulmonar.

Poeira vegetal:

O trabalhador que exerce atividades no campo, como em campos de algodão, cana de açúcar, etc, está exposto às poeiras vegetais, que são liberadas desse tipo de atividade, ou outros tipos de contato com esses materiais, como tecelagem, por exemplo. A doença ocupacional mais comum, neste caso, é a bissinose.

Poeiras metálicas:

São provenientes de atividades que envolvam metais, como lixamento de peças, por exemplo. Essas partículas oferecem ao trabalhador doenças do sistema respiratório e, também, febre e calafrios. O uso de máscaras de proteção com luvas e máscara, aliado a um ambiente arejado, diminuem os riscos desse tipo de atividade.

Para prevenir essas doenças:

As medidas de controle mais indicadas para esse tipo de perigo devem ser tanto individuais quanto coletivas.

Coletivas: umidificar o ambiente (lavando o piso, por exemplo), ventilar o local, etc

Individuais: fornecer protetores respiratórios, aparelhos purificadores (máscara a filtro), máscaras protetoras e luvas.

 

É importante sempre ficar atento aos perigos da poeira, afinal, nem sempre o perigo é visível.

Fonte: falando de proteção - by dupont

   

Últimas do blog

 

Marcas que trabalhamos