GDS Equipamentos de Proteção: acesse a página inicial de nosso site

seu orçamento seu orçamento0 produto(s) adicionado(s).cadastrar-se acessar conta
Produtos

Workshop da Proteção - e-Social - Nutriex Profissional x Dalmoro Equipamentos

03 de Maio de 2018

Ontem 03/05/2018, aconteceu no auditório da ACIME (Associação Comercial de Medianeira) o workshop da proteção - e-Social, promovido pela Nutriex Profissional e Dalmoro Equipamentos de proteção. O eventou contou com a presença de 123 profissionais da área de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), entre eles Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, estudantes de curso técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, estudandes de Engenharia em Segurança do Trabalho, profissionais de RH, profissionais de Contabilidade e interessados no assunto. 

O evento abordou os seguintes assuntos:

O palestrante que conduziu o assunto foi o Engº. Fábio Mota, com mais de 20 anos de atuação na área de Segurança do Trabalho, com diversos cursos no Brasil e no exterior. Ele atua como Consultor em Engenharia de Segurança, Higiene Ocupacional e Ergonomia; Perito Judicial SE/AL; Professor do Curso de Graduação em Tecnologia de Segurança do Trabalho e dos cursos de Especialização em MBA de Gestão Empresarial e Engenharia de Segurança e Ergonomia. 

Durante o evento, os profissionais puderam tirar muitas dúvidas sobre o e-Social relacionado à área de SST. 

O que é o e-Social?

O e-Social é um instrumento de unificação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas cujo objetivos são padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição em todo o território nacional.

Em outras palavras, o e-Social é uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em uma única entrega. Dessa forma, o profissional de RH pode enviar todas informações relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio.

A e-Social entrou em vigor em 2014 com o Decreto Nº 8.373/2014, instituído pela Presidência da República.  A escrituração e transmissão realizada pelo e-Social substituirá a obrigação das entregas das informações em outros formulários e declarações.

Quais são os benefícios do e-Social?

De acordo com Kássia Mourão Prado, coordenadora substituta do Grupo de Trabalho do Ministério do Trabalho, o sistema unificado vai garantir os direitos previdenciários e trabalhistas dos funcionários, bem como também vai simplificar o cumprimento das obrigações e eliminar a redundância de informações prestadas tanto pelas Pessoas Físicas como Pessoas Jurídicas.

O impacto do e-Social será imenso e ele vai aprimorar muito a qualidade de informações das relações previdenciárias, tributárias e de trabalho. As micro e pequenas empresas também devem receber um tratamento diferenciado e ainda mais simplificado no futuro.

Cronograma Atualizado

  1. Depois de vários adiamentos, o e-Social entrou em uma fase de homologação a partir de junho de 2017 para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016.
  2. A partir de janeiro de 2018, ele se tornou obrigatório para essas empresas descritas acima
  3. Em julho de 2018, o projeto se estenderá a todas as empresas do país, incluindo aí as microempresas, empresas de pequeno porte e também os Microempreendedores Individuais (MEIs)

 

Por que é importante estar atualizado?

Como o eSocial vai ser estendido a todas as empresas, você tem que estar preparado para não ser pego de surpresa. Portanto, é fundamental você ficar atualizado e planejar a sua empresa. Veja aqui algumas adequações que vão precisar ser realizadas:

 

Principais obrigações que poderão ser informadas no eSocial

 

Como é possível observar, o e-Social será um verdadeiro raio-x dos funcionários das empresas e será uma pauta recorrente da equipe de contabilidade e de recursos humanos. Para saber mais sobre todos os registros com as obrigações acessórias inclusas, acesse o Portal eSocial e mantenha-se atualizado.

 
 

Marcas que trabalhamos